NOSSA ESCOLA ESTÁ EM FESTA!
Comemoração e Rememoração
* por Alvoni A. P. dos Passos
Dentro das possibilidades da vida humana nossa sociedade apresenta inúmeras possibilidades de se chegar ao conhecimento, entretanto, essa mesma sociedade acaba por deixar em um segundo plano o que já fez parte da história e principalmente o que, pela memória representa a origem, a vida, a perpetuação das instituições. Assim,cabe lembrar a importância que a memória também possui na construção dessa mesma sociedade e nos cabe a cada momento fazer isso, afinal:
“Na verdade, nenhuma história, conquanto processo de construção da trajetória da humanidade ao longo dos tempos, é oral. A história da humanidade, em sua realização, constitui-se pela inter-relação de fatos, processos e dinâmicas” (Delgado, 2006, p. 15)**. Dentro desta concepção de que a história também se constrói a partir e principalmente pela memória e nada melhor do que a oralidade para expressar tal aspecto, cabe lembrar de que nossa história é um reflexo de nossas memórias e às instituições também cabe dar importância ao elemento
memória na construção da história de sua história e mais que isso, de seus componentes.
Como instituição de ensino, a EMEF Érico Cavinato e sua história de 25 anos também possui uma história que deve ser construída a partir da memória daqueles que fizeram parte de seu percurso, assim, a verdadeira comemoração que se pode fazer é a da memória daqueles que fizeram e fazem parte desta instituição de ensino.
Dentro da perspectiva apontada anteriormente, cabe o registro de que as atividades que deram a largada para as comemorações dos 25 anos da escola no dia 9 de abril devem ser antes de mais nada uma recuperação das memórias que construíram a história desta comunidade escolar e não apenas momentos de uma simbologia sem vínculo com quem realmente fez parte da história.
As atividades desenvolvidas portanto, expressam o que realmente fez parte da organização e perpetuação do que é a EMEF Érico Cavinato, ou seja, seus alunos, as famílias que confiam a educação de seus filhos a esta escola,os funcionários que procuram com seu trabalho manter a escola em condições e como não poderia deixar de ser, os professores que através de sua ação pedagógica fizeram e fazem do espaço de sala de aula um espaço de contato e construção do conhecimento.
Por crermos no que estamos fazendo, há uma crença de que outros 25 anos estão sendo construídos,alimentando novas memórias, entregando para a sociedade cidadãos pensantes, comprometidos com mudanças de atitudes e principalmente cientes de seus compromissos com essa sociedade constantemente em construção, afinal:SOMOS TODOS ÉRICO CAVINATO.
Em um ano comemorativo, estamos apenas iniciando a rememoração de momentos importantes de nossa trajetória, assim cabe ao longo do ano estabelecer um papel de grande importância para estes e estas que são as
memórias vivas desta escola, parte importante dessa bela construção como estabelecimento de ensino, como local de trocas, como espaço de interatividade de diferentes gerações, diferentes pessoas, diferentes culturas.
Eis o grande desafio para 2016,
Afinal “Somos todos Érico Cavinato
* Alvoni Adão Prux dos Passos é professor de História na Rede Pública e Privada de Ensino de Caxias do Sul, com pós-
graduação e mestrando em História.
** DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006
Todos da comunidade escolar sentem-se privilegiados em fazer parte desta história e de poder contribuir na formação de cidadãos para o futuro.